terça-feira, 22 de maio de 2007

A Pedagogia Cristã - Um Sonho de Deus!


A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Niterói é filiada à CONAMAD, que é a Convenção Nacional de Madureira. Tenho o orgulho de fazer parte dessa comunidade, pastoreada por meu pai, Pr. Queiroz e minha mãe, Miss. Zena. Meu irmão e eu somos evangelistas e estamos engajados no propósito de semear a palavra por onde formos, começando por Niterói, cidade na qual moramos há mais de duas décadas.
Grande é a dificuldade para se gerenciar uma Igreja. Principalmente quando se tem objetivos claramente definidos e nem sempre o apoio necessário para alcança-los. Minha Igreja é diferente em muitos aspectos, mas eu acho que o atributo que mais poderia destacar como nosso diferencial seria a visão. A nossa meta é causar um impacto social no bairro onde estamos inseridos através da prática do evangelho. Cremos que a maneira de se concretizar este sonho é a implantação de escolas.
Escolas que tenham como prioridade a formação do caráter cristão em seus alunos. Os colégios que vemos por aí dão uma ênfase, no meu modo de entender até mesmo exagerada, na formação de trabalhadores para o mercado, ou seja, na capacitação profissional. Mas quase ou nada fazem para a formação da ética, da conduta e da moral no indivíduo. Parecem preocuparem-se muito mais em formar máquinas humanas que exerçam bem uma função pré-estabelecida do que uma mente pensante capaz de modificar positivamente o ambiente em que vive. Mediante esse caótico quadro, os alunos saem dos colégios, escolas, cursos e faculdades apenas e tão somente com um pedaço de papel enfeitado, ao qual chamam de diploma, porém não trazem consigo uma visão de mundo diferente, muito menos propostas para transforma-lo de modo a agregar os cidadãos em um contexto mais favorável.
Penso eu que das escolas deveriam brotar pessoas altruístas, pessoas que descobrissem sua vocação e aprendessem a usar os dons e talentos que Deus lhes deu de modo a trazer algum bem tangível à sociedade. Não é o que ocorre na realidade. As faculdades promovem as famosas "chopadas", nas quais podemos contemplar os formandos envolvidos em orgias impublicáveis regados à muito álcool. Não tardará o dia em que pacientes serão operados por médicos bêbados, em que advogados não comparecerão às suas audiências por problemas de coma alcólico e em que os pobres doentes receberão atendimento por enfermeiros de ressaca. Fossem as faculdades formadoras de cidadãos ao invés de meros profissionais, o quadro não seria tão calamitoso!
Porém, não se pode apenas pensar meramente na formação do caráter. Deve-se questionar que tipo de caráter deve ser ensinado aos alunos, e é aí onde entra a Igreja. O que é o Evangelho senão o ser "nova criatura"? O que é o cristianimo senão o "andar como Jesus andou"? Aquele mesmo Jesus que quando insultado não revidava, que perdoava a quem lhe ofendia e nunca pensou em seu bem estar, e sim do próximo. Se todos seguissem esse belo exemplo, não viveríamos nós no paraíso na Terra? Pois esta é a dura missão da Igreja: fazer discípulos. Ou seja, orientar as pessoas a seguirem o exemplo de Jesus.
O caráter de Cristo é tão humanamente inalcançável que só mesmo a ação sobrenatural do Espírito Santo pode nos dar um caráter cheio de amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, temperança, fidelidade e domínio próprio. Então, devemos ensinar às pessoas a permitirem que o Espírito Santo transformem suas vidas corrompidas em uma vida segundo o exemplo de Cristo. Jesus nos mandou ensinar suas palavras. A escola nos dá o ambiente propício a divulgação do evangelho, uma vez que reúne grupos de pessoas dispostas a aprender o que lhes for ensinado. Meu irmão, evangelista Samuel, formou-se em pedagogia recentemente. Ele não escolheu essa área, não era seu sonho... mas era o de Deus! E ele sabe que tem de transformar esse diploma em ação concreta. E ele sabe que se Deus agir, ninguém impedirá. Eu por minha vez, tenho formação teológica, e não por acaso. Unindo as duas vertentes poderemos - e vamos - realizar essa grande obra.
Nossa Igreja vai, em nome de Jesus, se Deus permitir, implantar escolas em Niterói. Escolas onde os alunos entrem às 09:00h e saiam apenas às 19:00h. Escolas onde além deles terem acesso a todo o conteúdo das disciplinas regulares, eles tenham a possibilidade de aprender gratuitamente aquilo que as escolas públicas não lhes oferecem como cursos de informática, idiomas, música, esportes, culinária e principalmente: ética cristã. Ensinaremos aos alunos a amarem a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Faremos discípulos, e não sanguessugas cristãs.
Os primeiros passos já foram dados, uma vez que nossa Igreja já oferece um ensino bíblico de qualidade aos seus membros gratuitamente, bem como aulas de canto e teclado. As aulas de bateria possuem o módico preço de R$ 20,00 mensais para o pagamento do professor, e as aulas de Inglês também seriam gratuitas. Só não implantamos esse curso por falta de quórum. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas em menos de três anos, já que essa igreja foi aberta em 18 de julho de 2004, demos importantes passos em direção à visão que Deus nos tem dado. Para a concretização da visão divina para essa Igreja, temos orado constantemente. Aos sábados, temos consagração de oração do meio dia até às seis horas da tarde. Às terças-feiras, na Tarde da Bênção, nos consagramos das três até às seis horas da tarde; já nas quintas-feiras, oramos das nove horas da manhã até o meio dia. Sem contar que, quando estamos na semana da Santa Ceia do Senhor, oramos todos os dias das seis horas da tarde até às sete. Fora os cultos, ensaios, escola bíblica... mas todo esse esforço tem sido recompensado. Temos visto muitos milagres acontecerem, como até mesmo a cura de um cego. Mas o que mais nos orgulha é vermos pessoas sem perspectiva alguma de vida receberem esperança para lutarem por uma vida melhor. A casa onde fora moradia da minha famíla, funciona atualmente como uma espécie de albergue improvisado, onde moram quatro famílias. E não são poucos os assistidos pela Igreja em sua manutenção básica.
Infelizmente, devido à escassez de recursos nossos projetos demoram a ser implantados. Todavia, há tempo para tudo, e no tempo de Deus, tudo se realizará. Nosso maior obstáculo é a questão financeira, pois além do templo ser alugado, o que nos consome uma não pouca soma de dinheiro, temos pouquíssimos membros, dentre os quais, são poucos os dizimistas fiéis. Mas o Deus que é dono do ouro e da prata tem suprido todas as nossas necessidades, e mesmo tendo pouca força temos guardado a palavra de Sua paciência. Certo estou de que não descerei à sepultura sem ver o sonho que Deus me deu realizado, ou ao menos sem ter lutado muito para que ele se torne real.

Nenhum comentário: