quarta-feira, 23 de maio de 2007

ZENA QUEIROZ: Uma História de Vida - Um Exemplo Real




Um povo sem memória é um povo sem história. Não foi em vão que Deus ordenou aos filhos de Israel, quando foram libertados da escravidão do Egito, celebrarem anualmente a páscoa, comendo ervas amargas para não se esquecerem da opressão que sofreram naquela terra. Também não são raros os apelos divinos a esse mesmo povo para que jamais viessem a esquecer das benéfices que Deus lhes havia feito no passado. O Senhor sempre recomendou ao seu povo a reflexão sobre o passado a fim de serem mais gratos no presente e mais seguros do futuro.

Partindo desse princípio, entendo que todos nós, em especial os cristãos, deveríamos levar a sério nossas pesquisas acerca das origens das igrejas. Infelizmente, a grande massa religiosa brasileira desconhece a história da religião a qual eles alegam pertencer. E não obstante a ignorância histórica, caem eles no grande erro de não pesquisarem a origem de sua própria comunidade cristã, o que seria o mínimo que se espera de um membro de um grupo. Se não estudarmos os acontencimentos passados, será difícil a compreensão do presente e impossível a projeção do futuro.

Em relação a minha igreja, Assembléia de Deus de Niterói, tenho o privilégio não apenas de conhecer toda sua origem, como fui dela participante. Embora sua fundação esteja datada no dia 18 de julho de 2004, sua história é muito anterior a isso e nos remeterá àquela que considero o grande ícone do meio gospel niteroiense do século XXI: Zena Queiroz.

A missionária Zena Queiroz, minha mãe, é a grande responsável pela existência dessa Igreja. Foi a ela quem Deus revelou o tempo e o modo como a obra deveria ser realizada. Desde sua conversão em 1991 até os dias de hoje, essa abnegada serva do Senhor não mede esforços em favor não de instituições, mas sim, de pessoas. Ela sempre foi uma líder, pois não é necessário o cargo, quando se tem o chamado. Antes mesmo de reconhecida pelos homens, Zena, uma simples nova convertida, já atuava na área de aconselhamento e oração na Igreja por onde ela se batizou: a Assembléia de Deus Central de Niterói, na época pastoreada pelo exemplar Pastor Isaías, do qual guardo raras, mas excelentes recordações.

Certamente, os leitores que se mantiverem fiéis a esse espaço serão contemplados ao longo dos dias com fragmentos da história dessa lenda viva. E afirmo que é uma história que merece ser contada. Para mim, é uma dura missão registrar os fatos que formam essa biografia, mas os desafios fazem parte da família Queiroz. Só para se ter uma idéia, a mãe de Zena Queiroz, Ana Isabel, teve dois filhos e o terceiro, por motivos por mim ignorados, acabou sendo abortado. Como o fato descrito provocou graves sequelas no organismo de Ana Isabel, que, devido à orientação médica, mesmo contra sua própria vontade teve de engravidar novamente a fim de ter a saúde restabelecida, e foi aí que Deus trouxe a missionária Zena ao mundo! Ainda nem havia nascido, e já havia restaurado uma vida. Mal sabia ela que tal fato seria corriqueiro em sua carreira, uma vez que hoje há um sem número de vidas restauradas por Deus através das abençoadas mãos de Zena Queiroz.

Pretendo sim registrar a história de minha igreja. Mas é impossível fazê-lo sem antes explicar a história do casal Queiroz, em especial da missionária. Nossa comunidade a chama de "mãe". E isso se deve ao fato de ela tratar a todos como filhos, tendo um zelo especial por cada um deles. Não são poucas as vezes em que ela abandona todos os seus afazeres rotineiros para acudir um necessitado. Bem, às vezes nem tão necessitado assim, mas nem por isso deixa de receber a atenção e os cuidados da missionária, cuidados estes extensivos a todos de qualquer denominação ou religião.

Zena jamais pensou em ser pastora, nem sequer assim almejou. E que fique bem claro que não foi ela quem abriu a nossa Igreja, apesar de ter sido uma das fundadoras. Zena nunca teve vaidades pessoais, e foi fiel a todos os cargos que lhe foram confiados, fazendo muitas vezes tarefas além do que lhe fora pedido, tamanho amor dela pela obra do Senhor. Em 1997 ela gravou seu primeiro CD, "OBRIGADO SENHOR", o qual, na realidade trata-se de uma biografia cantada de suas experiências vividas até aquele momento, especialmente sua conversão. Há vários códigos em suas canções que marcam passagens de sua história real e o tom pessoal de cada uma delas fica evidente em cada uma das faixas desse CD.

Em 2005 ela lançou seu segundo CD, "VENCENDO PELA FÉ". Este álbum mostra a nova fase de Zena Queiroz. Muito mais amadurecida, os hinos agora têm uma profundidade espiritual mais intensa, fruto de experiências sobrenaturais vividas por Zena no período entre um CD e outro. O tom pessoal dá lugar a um caráter mais aconselhador. É como se Zena, através de suas melodias, orientasse seus ouvintes a como procederem em momentos de intensa batalha espiritual similiares as que ela também passou. O fato de Zena ser a compositora de todas as faixas de seus CDs e ainda possuir mais de 10 canções em seu acervo inédito é algo notório nos dias de hoje.

Mas a musicalidade de Zena é sua vida. É em seu caráter, personalidade e objetivos onde estão guardados os segredos de suas notas musicais. A todos vocês que acessarem a essas páginas, digo e repito, estejam atentos para os textos postados que contarão porções da biografia de Zena e da história da Igreja, e vocês mesmos poderão observar como as duas diretrizes estão intrinsecamente ligadas uma a outra, como dois vértices de uma mesma cruz. Não deixem de visualizar os vídeos em que Zena está em ação, ou melhor, em que o Espírito Santo entra em ação através dela. Poucas pessoas podem dizer como o apóstolo Paulo: "sede meus imitadores como eu sou de Cristo". E Zena é uma delas.

3 comentários:

Carol Cabral disse...

É impossível conhecer a missionaria Zena Queiroz e não se apaixonar por ela.Uma mulher guerreira, amorosa e acima de tudo temente a Deus.Conhecer a miss. Zena foi um dos melhores presentes que Deus me deu.Não vejo ela somente como minha pastora, mas a vejo como minha Mãe.

Carol Cabral disse...

É impossível conhecer a missionaria Zena Queiroz e não se apaixonar por ela.Uma mulher guerreira, amorosa e acima de tudo temente a Deus.Conhecer a miss. Zena foi um dos melhores presentes que Deus me deu.Não vejo ela somente como minha pastora, mas a vejo como minha Mãe.

Anônimo disse...

verdadeiramente ela é um exemplo !!!!
Que DEUS venha te abençoa poderosamente