sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE QUEM???





Dentre tantas coisas positivas oriundas deste movimento, a Reforma Protestante trouxe algo que, ao meu ver, consiste num grande entrave para a divulgação do verdadeiro Evangelho de Cristo. Trata-se da "livre interpretação" das Escrituras. Quando a interpretação passa a estar ao alcance de todos, qualquer um pode formular teorias e doutrinas sem o mínimo de coerência que ainda assim será chamado de "evangélico".Um exemplo do que estou falando é justamente a Igreja Universal do "REINO DE DEUS".



O Reino de Deus é retratado nos 4 evangelhos como um Reino eterno, de justiça e que está dentro de nós. Um reino de humildade e de paz. E como todo reino, possui um soberano que, neste caso, é o REI DOS REIS JESUS CRISTO. O Reino de Deus é o conjunto de mandamentos e atitudes que, mediante ao sacrifício vicário do Cordeiro, faz com que a vontade de Deus seja executada em cada um dos fiéis, fazendo dEle, Deus, nosso Rei e Senhor, enquanto nós passamos a ser servos deste Rei e representantes deste Reino aqui na Terra. Uma igreja que se diz UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, pelo título que ostenta, deveria tratar-se de uma instituição voltada a defender os interesses do Reino de Deus na Terra. E também divulgar os ensinos e doutrinas deste Reino. E primordialmente, exaltar o Rei deste Reino.
Entretanto, esta instituição não faz rigorosamente nada nem sequer parecido com as diretrizes supracitadas. Em Marcos 1:34 diz que Jesus não permitia que os demônios falassem. Na IURD, o ápice das assim chamadas "sessões" é o momento em que os exorcistas entrevistam os chamados "encostos". Perguntas do tipo: "de onde você veio?" "qual o seu nome?" "o que você ganhou?" são os ingredientes básicos desta tola conversação. Em Mateus 6:19 o Senhor Jesus nos recomenda a não ajuntar tesouros na Terra e sim no céu, porque onde estivesse nosso tesouro estaria também o nosso coração. Todavia, a IURD ensina que os fiéis devem fazer "sacrifícios" a fim de obter toda sorte de prosperidade financeira, pois esta, alegam eles, é a vontade de Deus. A IURD apóia o aborto, ainda que em Deuteronômio 5:17 está expressa a ordem do SENHOR: "não matarás". A um membro da Universal é permitido e recomendado que ele seja batizado quantas vezes sentir vontade ou achar necessário, embora a epístola de Efésios 4:5 diga claramente que há um só batismo. Em Malaquias 2:16 o Senhor deixa claro que aborrece o divórcio, mas a IURD permite e apóia tal prática, mesmo sabendo que o Senhor Jesus disse que se um homem se divorciar (salvo por motivo de infidelidade) e casar novamente está cometendo adultério como diz Mateus 19:9.



Faltaria tempo para falar da "fogueira santa do Monte Sinai", "campanha dos 318", o uso de sal grosso, arruda, os "descarregos" e todas as outras aberrações doutrinárias que em nada edificam o povo de Deus que se orienta pela Bíblia. Por falar em Bíblia, a maioria dos seguidores desta instituição desconhece os princípios básicos dos rudimentos da fé cristã. E há motivos muitos para isso, haja visto que o Santo Livro é um mero fornecedor de versículos isolados para tema de alguma campanha na IURD. Jesus? Este nome pouco é pronunciado nas igrejas desta seita e quando isso acontece quase sempre está ligado a alguma expulsão de demônios.



Mediante este quadro resumido que aqui foi retratado, como pode ainda ser considerada uma denominação cristã evangélica uma instituição que difere quase totalmente do ensino tradicional de Cristo e do Colégio Apostólico? Não pode ser classificada entre os ramos da Reforma Protestante uma instituição cuja raiz não tem base bíblica e tampouco procura ter. Não é do Reino de Deus uma Igreja cuja emissora em canal aberto nunca é usada para a glória deste mesmo Reino, cujo jornal impresso de circulação nacional não tem como missão primaz a divulgação do Evangelho, cujas emissoras de rádio falam bem mais de seus líderes humanos do que daquele que teoricamente seria seu líder espiritual e cujas ações políticas de seus representantes limitem-se a defender os interesses exclusivistas de seus partidários, e não dos cidadãos do Céu em comum.



Em suma, se a Igreja Universal, que diz ser do Reino de Deus, corrói, mutila e estraçalha os ensinos das doutrinas de Cristo, que é o Soberano Mor deste Reino; se ela ataca as bases deste Reino que ela diz pertencer; se ela não se une às demais instituições representantes deste Reino, então a que Reino a IURD pertence realmente? Porque devemos considerá-la uma igreja coirmã das igrejas históricas se não adotamos o mesmo procedimento para com os Adventistas do Sétimo Dia, as Testemunhas de Jeová e os Mórmons? O apóstolo Paulo muito sabiamente advertiu os crentes: “Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador. Com o tal nem ainda comais.”(I Coríntios 5:11). E Jesus, por sua vez, concluiu: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus (Mateus 7:11) e "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (Lucas 6:46).



Já que a IURD não pretende modificar sua visão em relação às suas práticas religiosas "cristãs", os cristãos deveriam modificar sua forma de ver a Igreja Universal do Reino sabe Deus de quem!

Nenhum comentário: