sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Porque admiro o Botafogo e não gosto do Flamengo

Primeiramente, deixo claro que não sou botafoguense. E que também não acho que cristãos não possam torcer por um clube de futebol. Lógico, com moderação. Infelizmente, no Brasil, futebol está associado à chopp gelado e "mulherada", agressões físicas e verbais entre torcidas, rivalidades acerbas e coisas piores que nem convêm mencionar.
Mediante este quadro, é perigoso para um cristão torcer por um time de futebol, tamanho o fanatismo que o brasileiro tem por este esporte. Há cristãos que são tão doentes por seus times, que entoam freneticamente o Hino do Clube ou da Torcida com a mesma boca que horas depois estará entoando louvores a Deus. Que gritam e pulam pelo seu time com a mesma vibração (às vezes até maior) com que adorarão a Deus. Que são capazes de passar 90 minutos consagrando sua atenção ao jogo, enquanto não passam nem 9 minutos em oração.
Por tudo isso e muito mais, prefiro não torcer pra time nenhum, embora tenha um clube (que prefiro manter em sigilo) o qual tenho profunda admiração e respeito e que certamente me identifico muito. Acompanho seus jogos e resultados pela internet, porque ele está longe de mim. Mas se estivesse perto, não iria ao seu estádio, pois o hino 432 da Harpa Cristã diz "que os meus pés somente vão onde os santos possam ir".
O Botafogo lembra muito este clube, e por isso eu o admiro. Não somente as cores como a história do alvinegro carioca é bem similar à do clube com o qual simpatizo. O Botafogo, desde que me entendo por gente, passou por fase dificílimas, mas soube como ninguém passar com resignação pelo vale da humilhação. O Botafogo ganha quando ninguém espera, e perde quando todos dão sua vitória como certa. É certamente um clube interessante e até mesmo os rivais reconhecem as minúcias curiosas que compoem sua história. "Há coisas que só acontecem ao Botafogo" - não há frase mais acertada.
Já o Flamengo é, para mim, um símbolo de alienação popular. Há uma tese de doutorado www.efdeportes.com/efd107/por-que-flamengo.htm que mostra que a popularidade do Flamengo não justifica-se nem por sua história, nem pelos resultados no campo e muito menos por sua contribuição à seleção brasileira. Todavia, é a maior torcida do Brasil e sua proporção no Rio é de quase 50%! Segundo esta tese, o Flamengo foi "programado" para ser o clube mais popular e, aparentemente, os fatos concorrem para esta verdade. O Vasco foi o primeiro clube que permitiu negros e pobres a jogarem em seus times, portanto, deveria ser o mais popular, haja visto que o Flamengo é um clube de zona sul formado por pessoas de classe média alta.
Mas, como Doutor Roberto Marinho, dono da Rede Globo que a esta altura já está nos infernos, era flamenguista, a cada 3 jogos exibidos pela TV Globo, 1 era do Fla. E houve uma grande propaganda em massa com a finalidade de popularizar o Flamengo, para mudar a imagem de clube da zona sul, para clube do povão, como é conhecido até hoje. O pobre se identifica com o Flamengo simplesmente pela propaganda da Rede Globo, pois em sua fundação, este sempre fora um clube elitizado.
A Petrobrás patrocina o Flamengo desde sua fundação. Não é interessante para o governo ter uma de suas empresas estampadas na camisa de um clube de massa? Pois é, então é interessante para o governo que haja um clube com empatia popular para que possa ser "garoto propaganda" de suas empresas. Tinha que ser um time da capital federal, pois é o lugar mais propício à manifestações. Como na época era o Rio de Janeiro, o Fla foi o escolhido para desempenhar este papel.
A torcida do Flamengo lota o Maracanã, mas passa a semana inteira em privações financeiras. Os que não podem ir ao Maraca, juntam os vizinhos na lage de alguém e assistem aos jogos regados à cervejada e churrascada. O time do Fla se torna uma válvula de escape, um entorpecente, para os semi-analfabetos e descamisados que o veneram. Por isso, o Flamengo é sempre favorecido. Desde os tempos do Império Romano, descobriu-se o segredo para evitar revoltas populares e levantes da massa espoliada: o entretenimento. O povo brasileiro sem cultura aceitará tudo de ruim que lhe é imposto, basta que no domingo o Fla ganhe para que haja algum motivo de comemoração.
Por desempenhar este papel alienante tão nocivo à sociedade brasileira, tenho ojeriza ao Flamengo. Não aos torcedores, mas ao símbolo, escudo, mascote e a cultura que este clube representa. Um cristão que tivesse um pouco de esclarecimento jamais torceria para este clube, cujas cores vieram do candomblé, justamente para atrair os adeptos dos cultos afro, o mascote é um urubu numa clara intenção de identificar o clube com os negros e o falso discurso de "clube do povão", pelo qual ele, Flamengo, nada faz a não ser tirar os poucos centavos que tão penosamente alguns conseguem juntar!
Não é bom para o cristão estar preso a time de futebol algum. A vida é muito mais do que isso e o tempo é precioso. Mas, no caso dos flamenguistas, não estamos falando de veneração, admirãção ou empolgação. Estamos falando de um vício. Um vício bastante nocivo, diga-se de passagem!
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!" - João 8:32.
E chega de futebol pelos próximos 6 meses!

Nenhum comentário: