sexta-feira, 30 de maio de 2008

MINORITY REPORT


Já que hoje é sexta-feira, nada melhor do que comentar sobre filmes. Este aí trata-se de "Minority Report", filme confuso e que exige muita, muita atenção e concentração da parte do espectador. Se você pensa em comprar pipocas e relaxar, esqueça. Mas, se você quer exercitar sua mente e treinar seu raciocínio lógico, prossiga!
Primeiro, você precisa adaptar-se ao ambiente no qual o drama se desenvolve. Só isso aí vai custar no mínimo 20 minutos do seu precioso tempo. Você talvez demore a entender que o filme se passa em um ponto futuro, quando, devido à crescente onda de violência, um sistema de segurança é desenvolvido de modo que a polícia especial descubra os crimes antes que eles aconteçam. O sistema aponta o nome do autor do crime e sua infração antes que ele cometa de fato o delito. Assim, a polícia especial efetua a prisão do acusado antes que a infração seja realizada, evitando que a tragédia realmente aconteça.
O problema é que os policiais dispõem unicamente de 15 minutos para localizar o acusado e impedi-lo de levar a cabo seus planos diabólicos. Quase sempre eles conseguem, graças a atuação do policial interpretado por Tom Cruise, que devido à morte de seu filho, dedica-se integralmente a combater a criminalidade. A trama do filme desenrola-se quando o sistema aponta o próprio personagem de Tom Cruise como um assassino, e assim, ele acaba tendo que fugir para tentar provar que o sistema, considerado infalível, cometeu um erro grave.
Para nós cristãos a discussão é: o nosso futuro é irrevogável? Já está tudo traçado sem alternativas de mudança? Em "Minority Report", o sistema prende os culpados antes que eles cometam o delito por entender que eles estão destinados a faze-lo. Seria isto verdade? Será que há um destino certo para nós, do qual não poderemos escapar ainda que queiramos? Livre arbítrio ou predestinação?
Neste pouco espaço que dispomos, tentarei simplificar o complexo assunto. Ambas doutrinas existem e não são opostas. Quando você pega um ônibus, você escolhe, dentre as opções plausíveis, a mais conveniente. Porém, uma vez lá dentro, você não tem a opção de trocar o itinerário já traçado pela empresa. Ou seja, o ônibus já tem um destino definido que não pode ser alterado, ainda que foi sua escolha entrar nele. Assim é a nossa vida, cujo destino final é ou o sucesso (céu) ou o fracasso (inferno). Dependo de onde quisermos chegar, escolheremos o estilo de vida que nos faça alcança-lo.
Por mais variadas que sejam suas rotas, todos os ônibus vão parar no mesmo lugar: a garagem de suas respectivas empresas. Não há nada que o passageiro possa fazer para impedir isto. Assim é nossa vida. Por mais que façamos ou não façamos, todos nós vamos parar no mesmo lugar: o sepulcro. Isto é inevitável. Resta sabermos se o ônibus no qual estamos embarcados vai parar no ponto final que desejamos chegar. Sabendo que só há duas opções: o céu e o inferno, compete a nós escolhermos em qual das duas alternativas desejamos passar a eternidade.
Caso você esteja no trajeto errado, puxe a cordinha e solte no primeiro ponto! A vida não é "Minority Report"... sempre há chances de mudança. Bem, pelo menos enquanto o ônibus não chegar à garagem! O destino está traçado e ele existe, mas você pode mudá-lo a qualquer momento. Quem já está embarcado no ônibus celestial, não desça antes da hora! E quem ainda não entrou, não deixe para depois...
Em "Minority Report" o personagem de Tom Cruise está sendo alvo de uma trama, da qual ele vai suar muito, mas muito mesmo, para escapar. E vai ter que voltar-se contra um sistema pelo qual ele trabalhou a vida inteira, por descobrir que era uma fraude.
Isso também acontece com todos os homens que já foram engodados por falsas religiões. Ao descobrirem a verdade do Evangelho de Cristo, eles acabam tendo que lugar contra suas antigas crenças. Isto exige muita coragem e também destreza. E ainda por cima, terão que libertar-se de toda sorte de preconceitos até detectarem o verdadeiro inimigo. No caso do personagem de Tom Cruise, seu opositor estava bem próximo a ele.
Enfim, vale a pena conferir este filme. Desde que você mantenha 100% de sua atenção voltada ao mesmo. E depois que assim proceder, deixe seu comentário, valeu?

Nenhum comentário: