domingo, 11 de maio de 2008

O CAMPEONATO BRASILEIRO 2008


Finalmente, começa o Campeonato Brasileiro. Pena que cinco meses de nosso calendário futebolístico foi perdido com esses malditos estaduais que há muito já perderam a graça. E acaba que o nosso campeonato nacional fica esvaziado, mal divulgado e mal planejado. E esta edição de 2008 não fica atrás.

Um campeonato sem craques, sem marketing, mas que pelo menos mantem a fórmula de pontos corridos, o que esperamos que assim aconteça até o findar dos séculos. Mais uma vez a marca do campeonato será o equilíbrio. Há poucos times que se destacam. Na minha modéstia opinião, Palmeiras e Inter disputarão a taça. As duplas Fla-Flu e San-São correm por fora. Destas seis equipes, pelo menos três deverão estar na próxima Libertadores. Sem contar o Cruzeiro, que vai dar muito trabalho.

Ipatinga, Portuguesa, Goiás, Figueirense e Vitória deverão lutar contra o rebaixamento. A dupla Atle-Tiba não deve chegar longe, assim como o centenário Galo Mineiro e o esforçado Sport Clube do Recife. Até mesmo o Grêmio não parece assustar. Mais uma vez, um grande cairá. Isso é quase certo. Até porque, por conta dos estaduais, todo time médio é chamado de grande. As dez primeiras rodadas já vão começar a delinear o que vai ocorrer daqui até o fim do ano.

Não estou otimista com a campanha do Botafogo. Se ficar entre os 10 primeiros, será para mim uma grata surpresa. No momento, julgo que até o Vasco encontra-se em melhor fase em relação ao alvinegro carioca. E digo isso por conta da mentalidade da diretoria do Botafogo, que insiste em montar um time para o primeiro semestre e outro para o segundo. Todos sabemos que o alvinegro não tem elenco para chegar longe no campeonato, a exemplo do que ocorreu ano passado.

Gostaria muito que a taça ficasse no Rio de Janeiro, fato inédito nos tempos dos pontos corridos. Mas, isso dificilmente acontecerá. Esse campeonato não empolga, até porque nem os patrocinadores empolgam-se com ele. Aos cristãos, digo: torçam, mas com moderação. Não percam tempo com discussões fúteis de torcidas, porque ao cristão não fica bem contender.

E boa sorte a todos!

Nenhum comentário: