quinta-feira, 22 de maio de 2008

PARASITAS E DESPREPARADOS

Bem, meus nobres companheiros visitantes deste ilustre blog,
Como vocês perceberam, há uma nova integrante na nossa equipe de trabalho. Agora, além de mim, o clérigo, e do meu caro irmão Samuel, minha noiva Carol Cabral estará também postando seus comentários.
Curioso é que ela tenha iniciado sua carreira "bloguística" (perdão pelo neologismo) justamente com uma frase do grande empresário inglês, símbolo da Revolução Industrial, Henry Ford. Até porque, dentre as pérolas que ele deixou, esta que Carol escolheu ilustra muito bem como os relacionamentos são gradativos. Inclusive nosso relacionamento com Deus.
"Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor", disse o profeta Oséas. Pena que a grande massa limita-se em conhecê-lo, mas não esforçam-se para dar seguimento ao seu aprendizado de Deus. Há dezoito anos estou na Igreja. E com tristeza afirmo que a minoria dos meus companheiros cristãos tem efetivamente conhecimento acerca das doutrinas do Deus que eles alegam servir.
Teoricamente, a Igreja deveria funcionar neste esquema: o pecador é impactado pela Palavra de Deus, começa a crescer na Graça (frequentado aos cultos) e no Conhecimento (frequentando as aulas bíblicas) e após um intenso discipulado, torna-se um obreiro da Casa de Deus, ajudando o Ministério que o discipulou a alcançar outras almas, assim como ele fora alcançado no passado. Não é isso que temos visto e isto muito me incomoda. Ou a Igreja absorve obreiros sem nenhum preparo e capacitação ou cria uma série de parasitas espirituais.
Os parasitas espirituais são aqueles que vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido (Gandhi). Não tem consciência nem noção alguma de suas responsabilidades como crentes. Não estão nem aí para ninguém. Não iluminam nem salgam. São imprestáveis para qualquer boa obra, não tem prazer na lei de Deus e nem esforçam-se por conhece-lo. Não têm nem compromisso com a Palavra e muito menos com o Ministério de sua Igreja. São voláteis e, portanto, descartáveis. Quase nunca frutificam em Igreja alguma, antes, movem-se de um lugar para o outro constantemente.
Já os obreiros despreparados são a maior mazela dentro da Igreja. O pouco conhecimento que eles acham que possuem, creem ser o suficiente para credenciá-los a fazer coisas grandiosas e galgar altos cargos. Geralmente são soberbos, arrogantes, irreconciliáveis, mentirosos, fingidos, falsos e infiéis. Tentam descredenciar o próprio Ministério que no passado fora de grande valia para eles. O mesmo Evangelho que lhes fora pregado, agora é por eles atacado. Algumas vezes, eles chegam a encarar a liderança da Igreja como inimiga! E não raramente, procuram derrubar seus líderes para tomar seu lugar.
E você, conhece alguém assim? Será que você se identificou com algum dos dois acima? Deixe seu comentário e ajude nosso blog a progredir cada vez mais...

Nenhum comentário: