terça-feira, 21 de outubro de 2008

ENQUANTO TIVER TEMPO

"Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens". (Rm 12:18).
Vejam este testemunho de Rose Thomas que minha amiga Ana Paula me enviou:

"Minha sogra e eu tínhamos o mais complicado relacionamento. Ela achava que meu marido a havia traído, ao converter-se à minha fé, e eu me sentia rejeitada. Ao longo dos anos, tivemos mais do que a nossa cota de mal-entendidos e comunicação truncada.
Para proteger meus sentimentos, construí um muro ao redor do meu coração. Eu encurtava nossas conversas a respeito dos meus filhos; poucas vezes falava sobre questões pessoais e raramente nos visitávamos. Eu me consolava recordando cada uma das ofensas e toda minúscula mágoa que ela impunha sobre mim. Mas eu sofria, porque a mulher a respeito de quem eu tinha tanta coisa contra, havia criado um das pessoas mais generosas, maravilhosas e compassivas que conheço – meu esposo.
Eu queria dizer-lhe que via meu esposo nela. Ela também era muito generosa. Embora eu expressasse agradecimento por todos os seus presentes para nós, queria escrever-lhe uma cartinha para que ela soubesse que eu verdadeiramente a amava e admirava. Queria relacionar todas as coisas que tínhamos em comum, e desejava que ela soubesse que eram elas o motivo pelo qual meu esposo me escolheu como mulher. Nunca escrevi. Meu orgulho não me deixava.
Um dia, meu esposo me informou que sua mãe sofrera um derrame. De repente, a vida tomava um rumo inesperado. Eu não tinha o controle sobre o tempo, afinal de contas. O que eu havia deixado de fazer por longo tempo, teria de fazer num tempo difícil. Corri para o hospital, orando: Por favor, Senhor, fica junto de minha sogra; concede-lhe Tua paz e perdão. Enquanto orava, esperei ter tempo suficiente para ser mais bondosa, para perdoar e ser perdoada, e amar incondicionalmente.
Durante as duas semanas seguintes, orei e cantei com ela. Minha sogra havia perdido a fluência na fala, seu linguajar era infantil, mas cantarolava os hinos enquanto eu cantava. Um dos que cantávamos juntas era “Há um Rio Cristalino”. Eu ia ao hospital quando ninguém estava lá, segurava as mãos dela e orava. Expressei gratidão a Deus pela vida dela e supliquei perdão por ter perdido tempo concentrando-me nas mágoas em vez de naquilo que havia de bom na minha sogra. Quando ela morreu, fui dominada pelo pesar e a perda, mas me sentia grata pelo curto tempo durante o qual Deus me permitira cuidar dela.
Querido Deus, por favor, ajuda-me a ver o bem nos outros e, quanto depender de mim, que eu viva em paz com todos".

Nenhum comentário: