terça-feira, 21 de outubro de 2008

INTERVENÇÃO DIVINA

Se pedirmos a alguém para descrever ou pintar o céu, até mesmo os ateus irão ilustrar um lugar de paz e sossego. Não é próprio do imaginário humano visualizar o céu como um lugar de longas filas, engarrafamentos, tormentos e barulhos. O céu realmente não é assim. O pouco que podemos observar dele aqui da Terra já nos provoca uma sensação de tranquilidade. Não há nada mais relaxante que observar o lindo céu azul!
Porque a Terra não é assim? Há quem afirme que o inferno é aqui, tamanha diferença entre o quadro descritivo do céu e o quadro descritivo terrestre! Aqui na Terra, há uma série de turbulências, distúrbios e mazelas que certamente não estão presentes no cotidiano celestial. Mas, a diferença entre o céu e a Terra é o governo. Enquanto Deus comanda e administra todo o Reino do Céu, aqui na Terra somos nós, os humanos, quem damos as cartas.
E é justamente porque Deus não intervem com frequência em nosso planeta que estamos à beira do colapso. E Deus não age soberanamente na Terra como Ele faz no céu só por um fator: nós escolhemos viver longe Dele e Deus respeita nossas escolhas. Isso é fato. Ele respeita tanto, que o ser humano até ousa duvidar de seu poder. Ou até mesmo de sua existência. Quase sempre os que apóiam a idéia da inexistência do Divino recorrem aos mesmos argumentos:
"Se Deus existe, então porque há tantas mortes?"
"Se Deus existe, então porque há tantas injustiças?"
"Se Deus existe, porque há tantas tragédias"?
Que há mortes, injustiças e tragédias, ninguém pode discordar. Entretanto, atribui-las a Deus é esquivar-se de suas próprias responsabilidades. Pois qual morte não é provocada pelo próprio ser humano? Alimentamo-nos mal, levamos uma vida sedentária, nos enchemos de vícios, causamos poluição no ar, no mar, na Terra, desmatamos as árvores, desequilibramos o meio ambiente, vivemos em meio ao barulho e ao estresse e ainda almejamos longevidade?
Quanto à injustiça, quem a pratica senão o ser humano? Qual das criaturas de Deus podemos acusar de injustiça? O leão? A cegonha? O pernilongo? Não, meus nobres amigos! É o ser humano quem mata, rouba e destrói. Estupros, sequestros e escândalos são provocados por homens e mulheres e não por Deus. Adultérios, maracutaias e trapaças também estão na natureza da humanidade e não na natureza divina.
Quanto às tragédias, também são provocadas pelo ser humano. É ele e não Deus quem contrói aterros, impondo aos mares limites maiores do que os traçados por Deus. E, quando ocorre uma revolta do mar em forma de ondas gigantes, é a Deus quem eles culpam. Embarcações que afundam, pontes que caem, tetos que desabam... tudo isso é obra do homem. Furacões, tufões, terremotos e maremotos também são reações da natureza contra aqueles que a subjugam: os seres humanos. Até mesmo a erupção vulcânica que destruiu a cidade de Pompéia é culpa do homem; afinal, é muita falta de inteligência edificar uma cidade tão próxima de um vulcão. Ainda que adormecido, não ignoramos os desastres que ele pode provocar se for despertado.
O que a humanidade precisa entender é que Deus não intervem no planeta Terra usando sua soberania justamente pelo fato de que Ele não é bem vindo aqui. Jesus Cristo, o filho de Deus, é a expressão máxima da intervenção divina na história humana. E vocês sabem muito bem o que fizeram com Ele!
Não se pode mais falar de Deus nas escolas. Acreditar em Deus é, para muitos, sinônimo de ignorância intelectual. A humanidade zomba do Criador. Provoca-o. A maior parte prefere ignorá-lo. Outros optam por venerá-lo a fim de receber algo de sua parte, ainda que não desejem conhecê-lo. Há até mesmo igrejas, ditas de Deus, em que há de tudo por lá, menos Sua real presença. Sim, de fato é raro encontrar um lugar onde Deus se sinta em casa nesta humanidade corrompida.
Nós, cristãos, sabemos que Deus intervirá novamente na história humana. E desta vez, de uma forma impositiva e não de uma forma convidativa como hoje. Jesus Cristo voltará. Mas não para ser crucificado. E sim, para reinar. E no Reino de Deus na Terra, realmente desfrutaremos a paz, a justiça e a saúde. É por isso que oramos constantemente: "VENHA A NÓS O TEU REINO, E SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU".
Haverá quem não goste, porque para que alguém reine, outro tem que ser deposto. Os que não atendem ao propósito para o qual Deus os criou, não herdarão o Reino de Deus aqui na Terra, porque todas as criaturas se sujeitarão ao Criador. E quem não se sujeita aqui, agora, também não se sujeitará no porvir.
Seria bom se a humanidade se preparasse para a intervenção Divina que se aproxima, porque depois que ela vier, nada será como antes. Todavia, o que temos visto é um afastamento cada vez maior entre as criaturas e o Criador. Por isso é que quando o Dia do Senhor chegar, será dia de lamentação mais do que de alegria. Porfiemos para que aquele Dia traga-nos júbilo e não desalento. Tudo dependerá de nossa atitude para com Ele.
E você? Está preparado?

Um comentário:

Carol Cabral disse...

Muitas pessoas questionam fatos da vida a Deus, e isso até me faz lembrar uma frase que diz:
"DE QUE NOS VALE A LIBERDADE, SE NÃO TEMOS A LIBERDADE DE ERRAR."
Nós seres humanos sempre estamos dispostos a errar, mas quando vem as consequencia, transfirimos tudo para o Senhor.